Marinoni reassume reitoria da UCDB após 4 anos

Retorno muito aguardado por alunos e docentes foi celebrado na Católica durante acolhida de boas vindas aos calouros

Na manhã da quarta- feira (12), os novos alunos e colaboradores da Universidade Católica Dom Bosco UCDB, celebraram a posse do Pe. José Marinoni como Reitor da unidade, após quatro anos de sua ausência, enquanto atuava como Diretor-Executivo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), em Brasília (DF).

Muito emocionado o Chanceler Pe. Carlos Ricardo, transferiu o cargo ao veterano, falou sobre deixar a direção da Católica e à respeito dos novos projetos na carreira salesiana. “A minha sensação hoje é de dever cumprido, porque eu deixo a reitoria e ao mesmo tempo assumo a presidência da Mantenedora, muitos dos projetos que a universidade irá realizar, precisa ser submetido ao conselho, no qual a partir de agora eu estou à frente. Desta forma, eu continuarei ligado com a docência, acompanhando e incentivando para que a UCDB permaneça como a melhor instituição de ensino sempre. Eu não esperava ter que sair assim tão cedo, tendo em vista que os reitores cumprem no mínimo dois mandatos, mas fico feliz já que o nosso superior em Roma, pediu que fosse realizado esse trabalho, essa nova função, na qual eu disse sim e almejo conduzir com êxito” conclui.

De volta para casa

Ao longo de seus 22 anos de liderança na Universidade, o Pe. José Marinoni se tornou ícone da católica, sua imagem é a identidade da instituição para muitos. A volta do Reitor foi muito aguardada e esperada por docentes que acompanharam anos de trabalho e desenvolvimento de Marinoni. Para a Coordenadora do Curso de Idiomas, Maísa Pimenta, “um bom filho a casa torna”. “Hoje é um dia de muita alegria para nós, receber de volta esse grande líder é uma honra, é como se o pai voltasse para casa, nos sentimos acolhidos e seguros” conta. Ao falar sobre a gestão do Pe. Carlos Ricardo, a Coordenadora avaliou como anos de crescimento, “muitas coisas evoluíram e expandiram nesse tempo, sem dúvidas foi um tempo edificante para todos”.

Em seu discurso, Marinoni falou que a UCDB registra uma grande história de sucesso em sua jornada, e contou como é retornar à instituição após quatro anos. “É muito gratificante estar de volta, estou muito feliz e agradeço pela confiança em mim depositada. Vamos juntos cumprir essa missão e formar cidadãos para o futuro” afirmou.

Expectativas

Durante a coletiva com a imprensa, Marinoni falou sobre os obstáculos que os aluno se deparam para concluir a graduação. “Hoje a Universidade não é mais a mesma, e com certeza estar de volta é um grande desafio, porem neste momento quero dizer algo fundamental, há muitos acadêmicos, e famílias que se deixam levar pela dificuldade de ingressar em uma faculdade, seja ela presencial, seja a distância. Tendo em vista todas as dificuldades de financiamento que os alunos enfrentam, nós nos comprometemos a fazer o possível para ir de encontro as necessidades de cada um” afirmou.

O Reitor ressaltou ainda, que perante essas adversidades não há nada mais justo do que beneficiar educandos mais carentes. “Nossa missão é formar cidadãos, pretendemos estender as mãos para aqueles que mais precisam, como uma questão de justiça”. Para encerrar, o padre encorajou os calouros a tomarem a responsabilidade de sua própria vida, assumir o papel de universitários e acreditarem em si mesmo.

Para o acadêmico de Engenharia Mecânica Vicente Sanches, que acompanhou os mandatos do antigo e atual gestor, o retorno de Marinoni é um cenário de muitas expectativas, sem dúvidas o padre é um líder invejável, mas esse tempo em que o Carlos Ricardo ficou, muitas coisas foram alinhadas. Carlos sempre passeava entre os alunos, estava sempre atento em tudo que estava acontecendo, o que resultou em muitos cortes na Católica, como por exemplo, a demissão de pessoas que operava poucas ou nenhuma função na instituição. Além dos cortes, a presença do Reitor diminuiu em 90% na minha concepção, algumas bagunças diárias de universitários, inclusive os trotes” relembra. Confira no vídeo como foi esse momento de emoção na UCDB:

(Texto: Karine Alencar)

*   Material republicado às 11hrs desta quinta-feira (13).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *