Brasileiros deportados dos EUA chegam a Belo Horizonte

Um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou ontem (24) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Informações repassadas pelo governo norte-americano ao Ministério das Relações Exteriores, relatam que são cerca de 70 brasileiros, porém o número exato ainda é desconhecido pelas autoridades do Brasil.

De acordo com informações da Uol, os voos são os primeiros autorizados pelo Brasil desde 2006. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

“Voltei só com a biblía”

“Nunca mais. Não tenho inimigos, mas se tivesse, não desejaria isso pra eles”, disse Renê Lima, de Parauapebas no Pará, ao desembarcar em Confins. O paraense afirma que muitos passageiros viajaram algemados, nas mãos e pés.

“Voltei só com a bíblia”, disse Renê, que na chegada ainda teve o plástico utilizado para os objetos trocado. Acabou tendo às mãos o telefone de um outro passageiro, e não sabia o que faria para devolver. Segundo ele, que é soldador, sua detenção nos Estados Unidos aconteceu há quatro meses. “Fui para a Cidade do México e, de lá, peguei outro avião para Juarez”, conta.

O soldador afirma que pulou o muro que está sendo construído pelo governo dos Estados Unidos na fronteira com o México. “Fica um coiote embaixo, que te ajuda, e outro em cima do muro que te puxa”.

A “estratégia” foi confirmada por outros passageiros. “O muro só é alto próximo das cidades. Na parte mais afastada, é baixo”, disse um passageiro que não quis se identificar.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *