Sisu oferece mais de 140 vagas para pessoas trans

No primeiro semestre de 2020, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), reserva mais de 140 vagas em instituições públicas de ensino superior para estudantes trans. Essas vagas estão distribuídas em três instituições de ensino, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 84 vagas; Fundação Universidade Federal do ABC com 40 vagas e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 18 vagas.

O levantamento foi feito pelo Quero Bolsa, plataforma de bolsas e vagas para o ensino superior, com base nos dados. O Sisu está com inscrições abertas até domingo (26) e de acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 1,5 milhão de candidatos fizeram a inscrição no sistema que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Ao todo o Sisu oferece nesta edição 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Cada uma delas tem a liberdade de definir os critérios para o preenchimento das vagas. Por lei, todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica oferecem pelo menos metade das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Além dessas oportunidades, há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias e elas também incluem reservas para pessoas trans.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *