19 fevereiro 2020, 23:12
Foto: Ilustração

Com proposta de reduzir lixo nos mares, brasileiros ganham concurso da Nasa

Duas equipes brasileiras ganharam prêmios no concurso da Agência Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (NASA, na sigla em inglês) de desenvolvimento de aplicativos. O desafio contou com etapas classificatórias em 43 cidades do Brasil e faz parte da maratona de desenvolvimento de inovações, conhecida como “hackathons”. O desafio envolvia criar uma solução para reduzir o lixo depositado nos mares de todo o planeta.

Um dos times elaborou um projeto para contribuir com a limpeza dos oceanos, já o outro desenvolveu um sistema para identificar vazamentos de óleo nos mares. A equipe Cafeína, formada por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), venceu a categoria de melhor uso de equipamentos (hardware).

Os alunos criaram um protótipo chamado de “OceanRide”. O equipamento coleta microplásticos do oceano, que são comidos por peixes, levando à morte desses animais. O objeto pode ser acoplado a qualquer barco, facilitando sua operação. O aparelho utiliza o princípio de um gerador denominado Van Der Graff, atraindo as partículas a partir de uma corrente eletrostática, funcionando de forma parecida a um imã. A substância coletada é guardada em um contêiner.

Já a equipe Massa, formada por desenvolvedores e gestores de startups de São Paulo, conquistou o topo na categoria de aplicações a partir da observação da Terra, com objetivo de contribuir com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O grupo criou o sistema apelidado de Poseidon, que utiliza imagens de satélite, inteligência artificial e redes neurais para identificar vazamentos de óleo no oceano. Foi utilizada tecnologia do Google para “treinar” a rede neural, evitando equívocos na análise de imagens como a confusão do óleo com outras coisas, como plânctons ou nuvens.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Isto É)

Veja também

Para ampliar atendimentos, LBV reforma Centro Comunitário de Assistência Social

Para continuar apoiando famílias que estão em situação de vulnerabilidade em Campo Grande, a Legião …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *