Estados Unidos barra visto de turistas grávidas para evitar oportunismo

Informações do jornal The New York Times revelam que a partir de amanhã (24), começa valer a nova regra imposta pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para que seja rejeitado o visto de turistas mulheres que estejam grávidas. O objetivo é evitar o oportunismo das pessoas que acreditam que sua entrada no país é uma forma de ganhar cidadania para seus filhos ao dar à luz em solo americano.

Os vistosvbque se enquadram na nova regra, são concedidos à aqueles que procuram visitar por turismo, tratamento médico ou para visitar amigos e familiares. A medida atende a um pedido de conservadores, que há muito criticam o que eles chamam de “bebês âncora”, crianças nascidas nos EUA e usadas ​​por seus pais para atrair outros membros da família.

O presidente, Donald Trump, já criticou a disposição constitucional que concede cidadania à maioria dos bebês nascidos em solo americano. “A indústria do turismo de nascimento ameaça sobrecarregar valiosos recursos hospitalares e está repleta de atividades criminosas, como refletido em processos federais. Fechar essa brecha brutal de imigração, combaterá esses abusos endêmicos e, em última análise, protegerá os Estados Unidos. ”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca em comunicado.

Inicialmente a regra valeria apenas para novos vistos. Portanto, o documento pode ser negado se a mulher solicitá-lo quando já estiver grávida. Críticos afirmam que não está claro qual será a eficácia da nova regra, já que alguns vistos permitem que estrangeiros visitem os Estados Unidos várias vezes ao longo de dez anos.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *