Fuga em massa: 30 agentes penitenciários estão detidos no PY

Fiscais que adotam o caso da fuga em massa na prisão de Pedro Juan Caballero reuniram provas e determinaram na tarde de domingo (19) que 31 guardiões, incluindo o ex-diretor do local, Christian González, permaneçam detidos enquanto definem uma eventual imputação por frustração da perseguição e execução criminal, libertação de presos e associação criminosa.

O secretário geral da União de Oficiais Penitenciários, Enrique Arévalos, veio a Pedro Juan Caballero para “acompanhar” os 30 guardiões da penitenciária de onde escaparam ontem os membros do PCC. Ele pediu que o “devido processo” fosse respeitado e que seus colegas não fossem transferidos para Assunção. Além disso, ele questionou que as autoridades julgassem os investigados sem investigação prévia.

Segundo o jornal do Paraguai ABC Color, ele disse que a presunção de inocência deve ser respeitada e ter a oportunidade de se defender. Ele também disse que está sendo tratada a possibilidade de ser transferida para Assunção, que eles solicitarão que não sejam concretados devido às raízes que possuem em sua cidade.

“Nosso trabalho de campo foi reunir as evidências de que achamos relevantes, telefones celulares, circuitos fechados, que serão revistos hoje à noite e providenciamos 31 pessoas da prisão, incluindo o diretor para passar como detido e elas serão investigadas. Amanhã ”, disse os responsáveis que realizam investigações para a fuga de 76 detentos.

Quanto às versões pelas quais os presos poderiam ter escapado mesmo pela porta principal da prisão, ele disse que a principal via de fuga que eles administram é o túnel que se comunicava com o exterior da prisão, mas eles não descartam nenhuma hipótese.

“O Ministério Público não pode dar nada como garantido, isso está começando. Agora, as indicações apontam que um dos locais era aquele (túnel) de saída, finalmente com todas as evidências que vamos determinar dessas 76 pessoas onde cada uma saiu ”, acrescentou. (João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *