Governo promete liberar seguro-desemprego atrasado até dia 22

Ministério da Economia informou que os benefícios solicitados a partir de segunda-feira (20) serão liberados automaticamente

Trabalhadores com dificuldades no acesso ao seguro-desemprego terão os pedidos reprocessados e liberados até a próxima quarta-feira (22), informou a Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Os benefícios solicitados a partir desta última segunda-feira devem ser liberados automaticamente e muitos segurados têm relatado que estão com o acesso ao seguro-desemprego atrasado devido à liberação do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Após a correção, os trabalhadores que apresentaram pedido terão os benefícios liberados no que ocorrer primeiro: reprocessamento ou análise do recurso. Quem não contestou a negativa não precisa se preocupar, garante o ministério, porque a liberação será automática. A evolução da solicitação ou da reanálise de benefício poderá ser feita pela internet ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

A secretaria explicou que, por motivos de segurança, é feita uma série de conferências em diversas bases de dados toda vez que um trabalhador solicita o seguro-desemprego. O processo ocorre para verificar a identidade do trabalhador e se ele realmente tem direito ao benefício.

Com a introdução das novas modalidades de saque do FGTS, o fluxo de registros no sistema do FGTS foi alterado. A opção pelo saque tem aparecido como última informação, onde o sistema do seguro-desemprego busca a informação de “demissão sem justa causa”. Quando isso acontece, o sistema indica uma pendência e o trabalhador não consegue solicitar o benefício.

(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Metrópoles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *