Após pressão de Putin, Marechal da Líbia aceita cessar-fogo

O marechal Khalifa Haftar, que lidera uma ofensiva para tomar a capital Trípoli, voltou atrás e aceitou na noite do último sábado (11) um cessar-fogo com as forças que apoiam o primeiro-ministro de união nacional da Líbia, Fayez al-Sarraj. Inicialmente, Haftar havia rejeitado a proposta de trégua feita pela Rússia e Turquia, mas acabou recuando após uma pressão pública do presidente Vladimir Putin. Horas antes, o líder russo havia dito que contava “muito” com a interrupção dos conflitos a partir da meia-noite.

A Rússia dá apoio tácito a Haftar e teria inclusive mandado mercenários para lutar a seu lado, enquanto a Turquia defende Sarraj, que chefia o único governo reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) na Líbia. “O anúncio da trégua na Líbia é uma boa notícia e cria espaço para diálogo. O caminho ainda é longo, mas a direção é a certa”, escreveu no Facebook o chanceler da Itália, Luigi Di Maio – Roma tem o país africano como prioridade em sua política externa.

Disputa

A Líbia se fragmentou politicamente após a queda de Muammar Kadafi, em 2011, e desde então é palco de conflitos entre milícias. De um lado, está o governo de união nacional guiado por Sarraj e apoiado pelos grupos armados de Trípoli e Misurata, pela ONU, pela Itália e pela Turquia. Já do outro lado, está o Parlamento de Tobruk, fiel a Haftar, que tem apoio do Egito e dos Emirados Árabes.

O marechal, que busca derrotar o Islã político, e o Parlamento de Tobruk, não reconhecem a legitimidade do governo Sarraj – instituído por uma conferência de paz no Marrocos, em 2015 – e atualmente controlam a maior parte do país, principalmente o leste e o desértico sul.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Isto É)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *