Casa Branca planeja cerimônia para 1ª fase de acordo com China

O governo dos Estados Unidos convidou pelo menos 200 pessoas para uma cerimônia em 15 de janeiro para testemunhar a assinatura da Fase 1 do acordo comercial entre os Estados Unidos e China, mas as duas nações ainda não finalizaram o que, exatamente, será assinado, disseram autoridades da Casa Branca nesta sexta-feira (10).

Em 15 de dezembro, o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, disse que o acordo para acabar com a guerra comercial entre o maior importador e o maior exportador do mundo estava “totalmente pronto”, menos a tradução de um documento de 86 páginas para o chinês.

Autoridades da Casa Branca disseram nesta sexta-feira que a tradução ainda não foi concluída, embora o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, tenha dito à Fox Business Network que “está praticamente completa” e a assinatura está “programada”.

As principais autoridades de Pequim e parlamentares norte-americanos dos Estados afetados pela guerra comercial de 18 meses devem participar da assinatura na Sala Leste da Casa Branca, junto ao presidente Donald Trump e ao vice-primeiro-ministro da China, Liu He, segundo várias fontes.

Para além da assinatura, o que importa é a fiscalização, disse uma autoridade. Por mais de um mês, os lados debateram a escolha do texto e das palavras à medida que finalizavam a data efetiva do acordo, disse o funcionário.

Questionado sobre a visita de Liu He a Washington em um briefing, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, reiterou que os dois lados estão em estreita comunicação sobre detalhes específicos da viagem. (João Fernandes com Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *