Dezembro pode ser chuvoso por todo o Estado de MS

Considerado como um mês chuvoso, dezembro começou com a instabilidade alta, que deve permanecer pelos próximos dias. A previsão alerta para chuvas intensas nas regiões central, norte e nordeste, além de pancadas isoladas por todo Estado até o próximo sábado (14), podendo ter um volume mais alto na próxima semana. As temperaturas seguem agradáveis, registrando mínima de 20ºC e máxima de 34º, com a umidade relativa do ar variando entre 60% a 100%.

Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, dezembro têm registrado um volume de chuvas mais intenso, comparado aos meses anteriores. “A estiagem estendeu um pouco mais esse ano, então, os meses que as chuvas começam a ser corriqueiras, como no início da primavera entre setembro, outubro e novembro, teve um certo ‘atraso’ e registraram um volume abaixo do esperado. Como dezembro já é um mês mais chuvoso, também pela mudança de estação, essa intensidade nas chuvas é para que o ciclo volte a normalidade”, explica Natálio.

De acordo com as informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima do Mato Grosso do Sul), comparado a dezembro de 2018, que foi um mês mais seco, houve um certo estranhamento na população sobre o mesmo período deste ano, com o volume de chuvas mais alto. Além disso, uma das explicações é a decorrência do fortalecimento dos sistemas meteorológicos de chuva, que ocorrerem na América do Sul como zonas de convergência, áreas de instabilidades, frentes frias, entre outros fatores que influenciam no padrão de chuvas.

A previsão é que o verão, que já registra um número maior de chuvas pelo Estado, seja mais intenso e um grande volume é esperado para janeiro de 2020, seguindo assim até o fim da estação.

Na Capital

O Cemtec registrou cerca de 84,5 milímetros de chuvas somente em Campo Grande, desde 1º de dezembro até a quinta-feira (11). O volume aguardado é 224,9 mm, durante todo o mês de dezembro.

(Texto: Graziella Almeida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *