28 novembro 2020, 4:36
Foto: Divulgação

Bumba meu boi é eleito Patrimônio Cultural da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu, nesta quarta-feira (11), a celebração do bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No ano de 2011, a comemoração ganhou o título de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo o Iphan, o bumba meu boi foi reconhecido como complexo cultural pois agrega diversos bens. Além das performances dramáticas e musicais, há a dança coreografada e as expressões materiais, que incluem o artesanato e a confecção de instrumentos.

De acordo com informações da Folhapress, agora, o bumba meu boi se junta a outras cinco bens culturais brasileiros já reconhecidos pela Unesco, sendo os outros: O Frevo do carnaval de Recife, o Samba de roda do recôncavo Baiano, a Pintura corporal e arte gráfica dos wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de capoeira.

Bumba meu boi

Realizado no Maranhão e em outros lugares do Nordeste, o bumba meu boi tem raiz no catolicismo popular e influências de cultos afro-brasileiros. O enredo gira em torno da figura do boi, e traz a representação de diversos personagens da história brasileira, como um índio e um vaqueiro.

Tradição secular, o bumba meu boi também envolve a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Por isso, é encenado durante festas juninas e arraiás, tomando São Luís durante os meses de junho e julho.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Folhapress)

Veja também

Justiça do Trabalho fará mobilização nacional para encerrar processos trabalhistas

Trabalhadores e empresas com processos na Justiça do Trabalho podem participar, de 30/11 a 4/12, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *