Mutirão fará diagnóstico de câncer de pele em todo o país

Cerca de cinco mil dermatologistas vão participar amanhã (7) – Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Pele – de um mutirão de atendimento gratuito à população para o diagnóstico precoce da doença. A iniciativa marca o início da campanha Dezembro Laranja, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Neste ano, a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele deve atender 30 mil pessoas.

O atendimento será realizado de 9h às 15h, em todo o país, nos 130 postos espalhados em diversas cidades, que podem ser identificados no site da instituição.

Há cerca de cinco anos, o mutirão entrou para o livro de recordes Guiness como a maior campanha de uma especialidade médica. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, há cerca de 180 mil novos casos da doença por ano. Quando descoberta no início, a chance de cura é noventa por cento.

Há dois tipos de câncer de pele. O mais grave é o câncer de pele melanoma, que tem mais risco de provocar metástase. O segundo tipo de câncer de pele mais comum é o carcinoma espinocelular (15% dos casos de pele).

O mutirão e a campanha da SBD reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoces. “Mais do que prevenir contra os fatores de risco, é importante chamar a atenção para o diagnóstico precoce. Acho que esse é o grande mérito da campanha, porque o câncer de pele, assim como qualquer outro câncer, quanto antes for diagnosticado, melhores serão as taxas de cura. É maior a possibilidade de cura quanto antes for diagnosticado (o câncer)”, disse o coordenador do Departamento de Cirurgia Micrográfica de Pele da SBD, Luiz Fernando Fleury,

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *