Governo rebate Trump e diz defender interesse brasileiro

Na manhã desta segunda-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu perfil no Twitter, que haverá aumento das tarifas de importação do aço e alumínio do Brasil. Diante da declaração, o  Governo Federal reagiu ao anúncio.

Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informaram que o Planalto “já está em contato com interlocutores em Washington” para tratar do assunto. O governo diz que “vai trabalhar para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os Estados Unidos“.

De acordo com o comunicado, a intenção é ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países. Hoje mais cedo o presidente da república, Jair Bolsonaro, afirmou que “se for o caso“, ele próprio telefonaria para Trump para tentar reverter a decisão do norte-americano.

Além do aço e alumínio brasileiros, também deverão ser alvos de novas tarifas dos EUA os mesmos produtos da Argentina. Trump afirmou que a desvalorização do real e do peso argentino frente ao dólar não é boa para os produtores norte-americanos. De acordo com informações do anuário do Instituto Aço Brasil, no ano de 2018 os EUA foi o maior comprador de aço, gastando US$ 3,6 bilhões com o produto.

O instituto informou ainda, por meio de nota, que a decisão do presidente norte-americano causa “perplexidade” e é negativa à indústria produtora de aço dos Estados Unidos.

Confira a nota na íntegra: 

“O governo brasileiro tomou conhecimento de declaração do Presidente Donald Trump sobre possível imposição de sobretaxa ao aço brasileiro e já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema.
O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países”. 

(Texto: Julisandy Ferreira com Poder360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *