Ativistas protestam contra presidente da Fundação Palmares

Em reação a nomeação do novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, diversos militantes ligados ao movimento negro protestaram nesta sexta-feira (29) no órgão.

De acordo com informações da FolhaPress, o grupo entrou no prédio e subiu até a sede. Após realizarem uma ocupação simbólica na antessala do gabinete da presidência e em outros espaços do órgão, os manifestantes deixaram o local sem serem recebidos por Camargo. Segundo os funcionários, o presidente não estava presente no momento do ato.

Responsável por promover a cultura da matriz africana e estar à frente do órgão, Camargo realizou diversas declarações que causaram repercussão. Ele se define como um “negro de direita, contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”, além de já ter publicado em redes pessoais que o Brasil tem “racismo nutella” e que “racismo real existe nos EUA”.

Dentre os que criticam a nomeação está o irmão de Sérgio, o músico e produtor cultural Oswaldo de Camargo Filho. Ele chegou a realizar um abaixo-assinado que já tem 48 mil assinaturas.

“Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato. Sérgio Nascimento de Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação PALMARES”, escreveu no Facebook.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da FolhaPress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *