31 março 2020, 3:51
Imagem ilustrativa

Governo facilita visto para imigrantes aposentados

O Conselho Nacional de Imigração, ligado ao Ministério da Justiça, decidiu conceder visto temporário de dois anos para imigrantes aposentados ou beneficiários de pensão por morte que comprovem transferência mensal ao Brasil de 2.000 dólares, o correspondente a 8.500 reais.

Segundo a assessoria da Secretaria Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto, que é presidente do Conselho Nacional de Imigrantes, a medida visa atrair turistas e aquecer a economia.

Para solicitar o visto, conforme resolução normativa do Conselho publicada hoje, o imigrante deverá apresentar alguns documentos, entre eles pedido à autoridade consular acompanhado de certificado de imunização, seguro saúde, atestado de bons antecedentes e a comprovação de aposentadoria e de capacidade de transferir a quantia correspondente a 2.000 dólares todo mês para o Brasil.

O prazo inicial de residência no Brasil será de dois anos, mas o Conselho pretende editar resolução normativa específica para casos de pedidos de renovação. O governo ainda não tem estimativas do número de imigrantes aposentados e ou beneficiários de pensão por morte que poderão vir para o Brasil nos próximos anos. (João Fernandes com VEJA)

Veja também

Brasil tem fuga de US$ 7 bilhões e ONU prevê crise

A ONU alerta que o coronavírus trará um “impacto econômico sem precedentes” para os países …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *