Óleo derramado é encontrado em praia do Rio de Janeiro

Fragmentos de óleo foram encontrados na praia de Grussaí, na cidade de São João da Barra, a cerca de 315 quilômetros da capital fluminense. Segundo a Marinha, foram identificados ontem cerca de 300 gramas de óleo, já removidos dessa área do litoral norte do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro registro de óleo no estado.

O óleo encontrado é compatível com o que já havia sido visto na região Nordeste e no Espírito Santo. A Marinha, agora, mantém o monitoramento e a limpeza na região da praia de Grussaí.

Equipes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também devem atuar no local a partir de hoje.

Em evento hoje na capital fluminense, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo ainda não sabe quanto de óleo ainda tem no mar. “Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegaram à nossa costa ainda. Então, nos preparemos para o pior”, disse.

Até a última quarta-feira (20), o Ibama apontava que o número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo no país estava em 695. Ao menos 117 municípios do Nordeste e do Espírito Santo foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde o dia 30 de agosto.

(Texto: Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *