10 dezembro 2019, 12:50
Crédito: Portal MS/Arquivo

MS está entre os estados com menor índice de desemprego

Mato Grosso do Sul está entre os estados com menor índice de desemprego, apresentando 7,5%, segundo uma pesquisa divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa se refere a taxa de desemprego no 3º trimestre, na comparação com os três meses anteriores.

Conforme a pesquisa, os outros dois estados com menor índice são, Mato Grosso com 8% e Santa Catarina com 5,8%. Por outro lado, as maiores taxas de desemprego foram registradas na Bahia (16,8%), no Amapá (16,7%), e em Pernambuco (15,8%).

O Estado de São Paulo foi a única unidade da federação a registrar queda na taxa de desemprego no 3º trimestre. “A taxa de desocupação de São Paulo foi a única a recuar entre os estados, caindo para 12% no terceiro trimestre de 2019, após registrar 12,8% no segundo trimestre. Na outra ponta, a desocupação cresceu apenas em Rondônia e atingiu 8,2%, uma alta de 1,5 ponto percentual. Os demais estados mantiveram-se estáveis”, informou o IBGE.

A taxa de desemprego no país ficou em 11,8% no trimestre em questão, atingindo 12,5 milhões de brasileiros, conforme já divulgado anteriormente pelo IBGE. Já o número de trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada permaneceram em patamar recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da FIEMS)

Veja também

BNDES devolverá R$ 60 bilhões ao Tesouro em 2020

No ano que vem, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) terá que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *