Batata registra queda no preço no mercado atacadista

Após meses figurando entre as hortaliças que inflacionavam as compras no mercado, a batata começa a ficar mais barata nas Ceasas (Centrais de Abastecimento). A notícia chega para alívio dos consumidores que vinham enfrentando percentuais altos no quilo da leguminosa desde o início do ano. Os números foram divulgados nesta terça-feira (19).

De acordo com uma pesquisa no boletim mensal do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a redução iniciou em maio e, em outubro, todos os atacadistas avaliados no país já mostram quedas nos valores, que oscilaram entre 4,54% e 16,58%. A única exceção foi o estado do Ceará, que segue com os mesmos preços do mês anterior.

A cebola, item garantido nas cestas de compras desde as baixas de preços no mês passado, continua com movimento de queda. Com estas reduções, em algumas Ceasas, os preços do bulbo alcançaram os menores valores de 2019, chegando a R$ 1,68/Kg em Recife (PE).

Os preços da cenoura também tiveram tendência de baixa, sendo que em todos os mercados houve declínio, alcançando percentual de até 29,94% na Ceasa de Belo Horizonte (MG). Finalmente, para a alface a maior queda de preços foi registrada na Ceasa de Fortaleza (CE) (42%). (João Fernandes com Agrolink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *