MS Qually BBQ vence churrascada de fogo de chão

Neste final de semana, no Parque do Peão, aconteceu o “Costelaço, Torneio Internacional de Fogo no Chão”, organizado pelo CLC e patrocinado pela Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul, Mademaior e Patagonia. O evento contou com a Violadinha, e no domingo, 10 aconteceu a semifinal CLC 2019, além de apresentação musical e entretenimento para toda a família.

“Na verdade o evento superou nossas expectativas, tanto quanto o número de equipes; a participação do públiuco e todo o engajamento da galera… que é a primeira vez que esse campeonato acontece em Campo Grande. Já houveram campeonatos de churrasco por aqui, entretanto esse nosso é voltado para o fogo de chão, cultural nosso, que a galera daqui valoriza muito”, explica um dos organizadores do evento, o chef de cozinha Júnior Rodrigues.

O evento tem a finalidade de inovar e trazer para o público o torneio de churrasco fogo de chão, com um viés cultural, por ser uma tradição no MS. Com vários assadores de outras localidades, inclusive de outros países, foram preparados vários cortes de carne com técnicas distintas e específicas, com temperos diferenciados que alcançam resultados e sabores variados. “As pessoas iam nas estações dos churrasqueiros, queriam ver as técnicas, trocavam experiências quanto aos tipos de tempero. Todo esse envolvimento tão presente foi acima da nossa expectativa”, destaca o chef de cozinha.

Idealizado pelo proprietário do espaço, o empresário Juliano Arcas, e do chef de cozinha, e líder da equipe Pirata BBQ, Júnior Rodrigues, a competição contou com equipes de quatro estados brasileiros, além de inscritos da Argentina, Venezuela, Paraguai e Portugal. Avaliados com nota de 0 a 10 os critérios de avaliação analisaram o aspecto do assado; (3º critério de desempate a ser considerado), a textura e ponto; (2º critério) e o sabor e aroma. (1º critério). As melhores equipes durante o torneio receberam premiação em dinheiro que ia de R$ 6000 para a melhor equipe até R$ 500, para a quinta colocada..

“Ainda estamos finalizando as coisas do evento desse ano, mas vamos projetar 2020, no qual teremos três etapas do Campeonato, que será: Estadual, Brasileiro e internacional. Sendo que esse ano tivemos churrasqueiros da Venezuela e do Paraguai participando e, para o ano que vem, vamos trazer Argentina; Bolívia; México; África do Sul. Com dois países da América do Sul enfrentando crises locais, tivemos cerca de 14 equipes, que estavam cadastradas e que deixaram de vir”, ressalta Júnior Rodrigues em balanço da edição 2019.

Saindo vitoriosos do evento – levando além do prêmio oficial do Costelaço, o de 1° de lugar como Melhor Costela – a equipe MS Qually BBQ declara que: “é a primeira vez que a gente entra nesse campeonato e o sentimento é de alegria. Os caras são amigos nossos e nós queremos crescer juntos, fazer boas amizades no meio, conhecer gente nova. Nós fizemos as costelas e é legal a gente servir e o pessoal gostar, ficar lá na sua estação… achei muito massa”, conta Rafael Valler.

“A gente vai preservar essa equipe direto para os campeonatos, vamos fazer churrasco… é sempre muito bom ganhar. Eu e o renato só que nos conhecíamos há mais tempo, mas pelo pouco tempo que ficamos ali com a equipe sabemos que cada um ali é parceiro e amigão, que podemos contar com cada um”, diz ainda.

(Texto: Marcelo Rezende com Léo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *