Fogo no Pantanal destrói área equivalente à cidade do Rio

Os incêndios que atingem o Pantanal brasileiro destruíram nos últimos dez dias 122 mil hectares de vegetação, uma superfície equivalente à do município do Rio de Janeiro, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) do Brasil.

O INPE anunciou ainda que este mês ocorreu um grande aumento de queimadas no Pantanal. Em três dias foram registados 393 focos de incêndio quando a média para todo o mês é de 405 focos. O governo de Mato Grosso do Sul classificou a destruição como “de proporções nunca antes registradas”.

Neste ano, 8.875 focos de incêndio (486% a mais em relação ao mesmo período do ano passado) foram detectados na região. Em outubro houve 2.430 focos de incêndio, maior número desde 2002.

O fogo ainda se espalhou por dois importantes pontos para o Pantanal, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, considerado berço dos peixes do bioma, e uma parte da Serra do Amolar, que também abriga diversas espécies animais e vegetais.

As autoridades locais mobilizaram três helicópteros e três aviões para combater as chamas. Os incêndios no Pantanal começaram há cerca de três meses, coincidindo com a estação seca, mas intensificaram-se nas últimas semanas. Os incêndios começaram quase ao mesmo tempo que as queimadas registradas na Amazônia brasileira. (João Fernandes com Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *