Com 35 atletas, judô volta de Brasileiro com uma medalha

Judô Sub-18

TÍTULO – Com 35 atletas, judô de MS volta de Brasileiro com uma medalha
LINHA FINA – Maioria está em fase de transição, alega diretor da FJMS

Danielle Mugarte

O fim de semana não foi dos melhores para as artes marciais do Estado. No judô, 35 atletas viajaram para o Campeonato Brasileiro Interclubes, pela categoria sub-18, mas apenas uma atleta conseguiu lugar no pódio. A douradense Manuela de Souza (+70 kg), 13 anos, do Clube Sakurá, foi quem conquistou a medalha de prata para Mato Grosso do Sul.

A jovem iniciou no esporte aos três anos. É atual campeã estadual e regional de sua categoria e foi ouro no Brasileiro Sub-13 do ano passado. Seu pai e sensei, Sérgio de Souza ressalta a devoção que ela têm com o quimono. “Ela se dedica muito à modalidade, se deixar treina três vezes ao dia em época de competição”, conta.

Hoje ele não é o principal técnico da filha, agora orientada por Jorge Yamakawa. “Quando se trata dos filhos tem um gostinho especial. A gente faz o que pode por eles, porque eles não têm patrocínio, o patrocínio somos nós, e o investimento que estamos fazendo com ela têm rendido frutos”, fala Sérgio.

Junto ao título e os pontos para o ranking nacional, os atletas tiveram a chance de se classificar para o Meeting da Base, que será realizado no começo do ano que vem. De acordo com critérios estipulados pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), apenas os oito melhores de cada categoria terão direito à vaga. Além de Manuela, outros seis judocas locais vão para a competição no próximo ano.

O diretor de competições da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), Marcelo Mattos, acredita que as colocações são empecilhos para a vitória. “Em contato com a CBJ eu soube que por diversas vezes quem ganhou o Meeting não foram pessoas que se classificaram em primeiro lugar. É um processo longo até lá, tem que continuar treinando e se dedicando”, defende.

Ele enfatiza que a maioria dos participantes está em processo de transição. “A própria Manuela que voltou com medalha ainda tem só 13 anos e isso mostra que o judô daqui é forte mesmo com os atletas mais novos. Enquanto isso, judocas como a Alexia Nascimento, a Letícia Menino e o Gabriel Vieira estão subindo para o Sub-21, pois essa geração está sendo renovada”, diz.

Ana Claudia Pina ficou na 5ª colocação na categoria meio-médio (-57kg) e vai acompanhar a colega do Sakurá no campeonato. Também de Dourados, Breno Duarte (Associação Cano) ficou em 4º lugar no pesado (+90kg). Gabriela Almeida (Associação Yada), de Itaporã, ficou em 7º na categoria pesado (+70kg). Da Capital, José Demarco (Associação Moura/Estoril) alcançou o 5ª lugar no leve (-66 kg) e a dupla André Menino, meio-pesado (-90 kg), e Fantine Medeiros, pesado (+70 kg), ficaram em 5º e representaram o Clube Rocha/Rádio Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *