Com filmes nacionais, MIS realiza Mostra Arvore-ser

Acontece na quarta (23) e na sexta-feira (25) desta semana, a Mostra Arvore-ser de Cinema, com exibição de filmes nacionais no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria do Cineclube Arvore-ser.

A mostra contará com dois longa-metragem, o Bicho de Sete Cabeças, dirigido por Laís Bodanzky e Carandiru, com direção de Hector Babenco e curadoria de Marianny Nantes.

Hoje (23) será exibido o filme Carandiru, o maior presídio da América Latina. O filme tem duração de 146 minutos, classificação de 16 anos e conta a história do médico vivenciado por Luiz Carlos Vasconcelos, que se oferece para realizar um trabalho de prevenção à Aids no local e acaba se deparando com problemas, mas também com solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Já na sexta (25), a Mostra traz o filme Bicho de Sete Cabeças, que conta a história do adolescente Neto (Rodrigo Santoro), que gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, que levam as experiências do filho muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. O filme tem duração de 74 minutos e classificação de 14 anos.

O Cineclube Árvore-ser que é parceiro do MIS nesta Mostra, é um projeto independente de estudantes universitários, que surgiu em 2016 com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura na cidade e provocar o debate sobre temas ligados à filosofia e educação.

Um dos integrantes do Cineclube, o estudante de Arquitetura da Uniderp, Douglas Setorowicz, explica que o nome do grupo surgiu a partir da obra de Manoel de Barros. “Arvore-ser é a pessoa que tenta evoluir a partir disso, do estado de ser árvore. Visamos trazer pessoas novas para, com o objeto do filme, tratar da nossa realidade, para trazer algum tipo de debate para refletir sobre algumas situações da nossa realidade. A gente tenta fazer essa interação das pessoas com a cultura e a educação”.

O MIS fica localizado no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. A entrada no evento é gratuita.

(Texto: Julisandy Ferreira com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *