Capacidade do Brasil investigar subornos está ameaçada

Segundo uma avaliação realizada pelo Grupo de Trabalho sobre Suborno da OCDE, a capacidade do Brasil de investigar e processar casos de suborno estrangeiro está seriamente ameaçada.

De acordo com informes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a missão será enviada ao país para reforçar mensagem sobre a importância desses processos. “Assim que possível em novembro” afirmou a Organização.

A ideia, segundo o comunicado, é reforçar a mensagem de que a capacidade das autoridades públicas brasileiras de investigar e processar o suborno estrangeiro deve ser preservada para garantir que o Brasil siga comprometido em cumprir com as obrigações que assumiu nos termos da Convenção da OCDE.

“A decisão segue a preocupação do Grupo de Trabalho em ações recentes tomadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado brasileiro que podem afetar seriamente a capacidade do Brasil de cumprir plenamente suas obrigações sob a Convenção Anticorrupção da OCDE”, disse a organização em nota.

(Texto: Karine Alencar com informações do Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *