Concerto internacional abre o 5° Festival ‘Mais Cultura’

Trazendo mais de 350 intervenções artísticas, a noite de hoje marca a abertura do Festival Mais Cultura, que conta ainda, a partir das 19h30 com o concerto internacional, da violinista canadense Véronique Mathieu e o violinista nascido no Uzbequistão Shah Sadikov. Com música clássica será aberta essa 5° edição do evento que incorpora em sua programação apresentações de danças; músicas; peças teatrais; exibições de filmes e curtas-metragens; contação de histórias, além de mostras e exposições fotográficas.

“Não é a primeira vez que eu venho ao Brasil, eu já estive aqui antes, mas conheci diferentes cidades. O que eu conheço de Campo Grande é o que eu ouvi daqui, pela universidade, do William (assessor), através do programa e de outros colegas, então é a primeira vez que vejo pessoalmente a cidade”, explica em entrevista ao caderno de Artes&Lazer, a violinista Véronique Mathieu, que pela manhã de quarta-feira ensaiava no espaço do teatro Glauce Rocha, onde apresenta-se na noite de sexta-feira.

Véronique, professora da Universidade de Saskatchewan, Canadá, – mundialmente reconhecida e premiada – atuou como solista e camerista na Ásia, Europa, África do Sul, América do Sul e Estados Unidos, sendo que seu CD “Argot” foi recentemente apresentado em uma série da BBC dedicada à música de Lutoslawski. Shah Sadikov, é diretor musical de uma organização artística sem fins lucrativos, a NAVO Inc. (navoarts.com) cuja missão é criar programas exclusivos que desafiam, entretêm e enriquecem o ambiente. vidas de comunidades carentes no Centro-Oeste, juntos os dois abrilhantam a noite e os ouvidos dos presentes na abertura do 5° Festival Mais Cultura.

No Glauce Rocha apresentam-se – pelo festival – os grupos Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná e o grupo Fluzz de dança urbana, além de o espaço servir também como palco para o 2° Fórum de Regentes de Banda de Mato Grosso do Sul, o Encontro de Coros, a 31ª Noite da Poesia, e o Festival de Música Escolar Morena.

Na programação estão apontadas visitas aos monumentos históricos da UFMS, além de a instituição abrir suas portas, nos dias 22, 23 e 24, para que alunos do ensino fundamental e médio possam conhecer suas instalações como o paliteiro, corredor central e o Estádio Morenão.

“Dos compositores brasileiros que serão apresentados, eu fiquei feliz quando o William os mencionou. O que eu faço, de modo muito aberto com o violino, é trabalhar compositores e músicas contemporâneas. É sempre uma grande oportunidade de aprender sobre novos compositores e tocar as músicas de outros países. Eu acho demais que vamos fazer a abertura desse trabalho e espero que o público esteja aqui presente, que nós vamos continuar tocando essas peças de novo e de novo”, finaliza Véronique.

Serviço: A Abertura do 5° Festival Mais Cultura acontece hoje, às 19h30 no Teatro Glauce Rocha. A cerimônia oficial de abertura, será no dia 21, às 20 horas.

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *