PMA encontra dois matadouros clandestinos abertos

Policiais Militares Ambientais prenderam e multaram dois homens, que não tiveram o nome divulgado, por manterem aberto matadouros clandestinos de gado bovino, em Terenos. Cada um deles recebeu multa de R$ 5.000 por exercer uma atividade poluidora e sem licença ambiental.

No assentamento de Santa Mônica, os policiais encontraram um homem carneando uma novilha pendurada em uma talha. O infrator afirmou que abateu o bovino com faca, mas em vistoria no local, foi encontrado uma espécie de espingarda, com sete munições, utilizada no abate. A arma e munições foram apreendidas, pois não havia documentos.

No carro do infrator havia partes do animal escondidas por uma lona, além de uma motosserra sem documentos que foi apreendida, juntamente com a carne clandestina. Carcaças e restos de animais abatidos anteriormente foram encontrados queimados no local.

Próximo dali, outro abatedouro clandestino foi descoberto. No local também foi encontrado uma espingarda utilizada no abate, também sem documentos. A arma foi apreendida juntamente com a carne clandestina.

Em nenhum dos locais existiam qualquer estrutura de higiene e de tratamento dos resíduos, por isso foram fechados. A carne apreendida foi levada para destino adequado em um curtume por agentes da vigilância sanitária que participaram da operação.

Os infratores receberam voz de prisão pelo porte ilegal das armas e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Terenos, e saíram após o pagamento de fiança. Eles também responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *