Nobel de literatura de 2018 e 2019 anuncia seus vencedores

Com a curiosidade de, neste ano, premiar duas pessoas, o Prêmio Nobel de Literatura anunciou hoje seus vencedores, na Academia Sueca, em Estocolmo. Eles são: a polonesa Olga Tokarczuk, vencedora pelo ano de 2018, e o austríaco Peter Handke, vencedor por 2019.

Olga Tokarczuk já era citada entre as favoritas a levar o prêmio. Aos 57 anos, ela é formada em psicologia pela Universidade de Varsóvia e ganhou fama mundial principalmente com seu livro Prawiek i inne czasy (Primeval and Other Times), de 1996, seu terceiro romance. Ela venceu o Man Booker International Prize no último ano e é conhecida também como uma figura com importância política, por falar sobre feminismo e ser vegetariana.

Peter Handke, de 76 anos, teve sua estreia literária com Die Hornissen, em 1966. O autor de peças e romances marcou seu nome na literatura mundial com Publikumsbeschimpfung (Offending the Audience), de 1969. Ele é descrito como “um dos mais influentes escritores da Europa após a Segunda Guerra Mundial” pela academia.

Dupla Premiação

A dupla premiação aconteceu porque em 2018 não houve a escolha de um dono da láurea. Na ocasião, um escândalo sexual envolvendo um dos integrantes levou à renúncia de seis membros da academia que vota nos concorrentes. Por isso, a premiação foi adiada pela primeira vez desde 1949.

O caso aconteceu com o fotógrafo franco-sueco Jean-Claude Arnault, que administrava uma fundação cultural que recebia fundos da Academia. Casado com a poeta Katarina Frostenson, que é membro da academia, ele foi acusado de estupro. O fotógrafo também foi denunciado por vazar nomes de vencedores do Nobel de Literatura. (Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *