22 outubro 2019, 7:56
Foto: Getty Images

Provas do Encceja se encerram hoje

Cerca de 98 mil pessoas, entre detentos e jovens que cumprem medidas socioeducativas, estão inscritos para fazer o Exame Nacional para Cerificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL). A aplicação da prova se encerra hoje (09).

O exame é voltado para aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo e querem uma certificação. Em todo o país, aderiram ao exame 681 penitenciárias e 189 unidades socioeducativas.

A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo informações do Inep, nesta edição, a cidade de São Paulo é a que concentra o maior número de inscritos, um total de 2.757 pessoas. O exame é realizado em instituições que firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso com o Inep.

O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência.

Para requerer a certificação, o participante precisa alcançar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações de Agência Brasil)

Veja também

Laboratórios de 14 países debatem mercado de vacinas

Laboratórios de 14 países participam nesta semana, no Rio de Janeiro, da 20ª Reunião Geral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *