22 outubro 2019, 6:51

Exército turco inicia ofensiva na Síria

A Turquia lançou uma operação militar contra combatentes curdos no nordeste da Síria nesta quarta-feira, poucos dias depois de tropas norte-americanas se retirarem da região, com ataques aéreos e fogo de artilharia atingindo posições da milicia YPG ao redor da cidade fronteiriça de Ras al Ain.

Ao anunciar o início da ação, o presidente Tayyip Erdogan disse que o objetivo é eliminar o que chamou de “corredor de terror” na fronteira sul turca.

A Turquia está pronta para avançar sobre o nordeste da Síria desde que tropas dos Estados Unidos, que vinham lutando com os curdos contra o Estado Islâmico, começaram a se retirar da área, uma mudança de diretriz abrupta do presidente Donald Trump amplamente criticada em Washington por ter sido vista como uma traição aos aliados curdos.

Várias grandes explosões sacudiram Ras al Ain, localizada pouco depois da fronteira e de frente para a cidade turca de Ceylanpinar, informou um repórter da CNN turca, acrescentando que era possível ouvir os aviões no céu e ver fumaça emanando de edifícios da cidade.

(Texto: Karine Alencar com Reuters )

Veja também

Fambras oferece orientação de regularização de migratória

A Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras) está realizando hoje (20), no bairro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *