6 junho 2020, 19:06
Foto: Reuters

Vice renuncia à presidência interina do Peru

A vice-presidente do Peru, Mercedes Araóz, que havia sido empossada como presidente interina pelos parlamentares em uma sessão de validade questionada, renunciou ao cargo na noite de ontem (1º).

O tribunal eleitoral do país (Jurado Nacional de Elecciones) começou a organizar as novas eleições para o Congresso, previstas para o dia 26 de janeiro de 2020. Cidadãos com idade de 18 anos completados até a última segunda-feira (30/09) poderão votar.

Os novos candidatos serão eleitos para exercer mandato apenas até o final do atual período, que é de 2016 a 2021. Os parlamentares do Congresso desfeito não poderão se recandidatar. Há 24 partidos políticos habilitados para participar das novas eleições.

Entenda o caso:

O presidente do Peru Martín Vizcarra anunciou na noite de segunda-feira (30) a dissolução do Congresso e convocou novas eleições após sofrer uma derrota no Parlamento.

Em meio a tudo isso, o país passou a ter dois presidentes empossados. A decisão partiu do Parlamento ao declarar “incapacidade temporal” de Vizcarra, dessa forma Araóz foi empossada.

(Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)

Veja também

ONU pede investigação de violência policial em protestos

Nesta segunda-feira (01), o porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, informou que a violência …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *