Bolsas do CNPq serão pagas em outubro, diz ministro

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, por meio de sua conta na rede social Twitter deu um parecer nesta segunda-feira (30) sobre as bolsas vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o ministro as bolsas investidas nas pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores serão pagas em outubro. Anteriormente, Pontes já havia informado um remanejamento de recursos originalmente previstos para ações de fomento do CNPq, porém para efetuar o pagamento aos bolsistas ainda era necessário a autorização do Ministério da Economia para os repasses, elevando assim a possibilidade de gastos do Conselho.

“Emergencialmente fiz transferência da parte de fomento do CNPq em setembro. Tínhamos orçamento mas não tínhamos o limite. Dependia do Ministério da Economia aprovar o limite. Ela aprovou na sexta-feira (27) então está tudo tranquilo para o pagamento deste mês”, declarou o titular do MCTIC em vídeo na rede social.

Contudo, Marcos Pontes acrescentou, para os demais meses do ano ainda há dependência da liberação do Ministério da Economia. “Mas tudo vai dar certo e a [pasta da] Economia vai nos ajudar”, disse. No início do mês, o secretário-executivo da pasta, Júlio Semeguini, disse em audiência no Congresso que não havia garantia de complementação do orçamento do Conselho até o fim do ano.

(Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)

Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *