25 outubro 2020, 12:05
fotos: Kelly Ventorim

Propriedades são entregues para 90 famílias depois de anos

Com espera de até três décadas, 90 famílias que chegaram a esperar até trinta anos pela entrega da documentação tiveram seus lotes regularizados no último sábado (21). A oficialização foi feita pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, para pequenos produtores assentados no Assentamento Marcos Freire, em Dois irmãos do Buriti. O Secretário acredita que os próximos dois anos serão divisores de água no que se refere a regularização fundiária no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para ele este é apenas o princípio porque Governo do Estado, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) irão intensificar os trabalhos em todo o Mato Grosso do Sul buscando regularizar o maior número de propriedades nos próximos dois anos, utilizando inclusive uma unidade móvel para acelerar o ritmo dos trabalhos.

Na eventualidade, o prefeito Edilson Manguinha recebeu também dois veículos utilitários – devido a emenda parlamentar da deputada federal (à época) Tereza Cristina, hoje Ministra da Agricultura, para serem utilizados pela Cooperativa de Produtores de Leite de Dois Irmãos do Buriti (Cooperdib) e pela Secretaria Municipal de Agricultura.

“Os investimentos na agricultura familiar, no pequeno produtor, devem ser uma constante, e são na gestão do Governador Reinaldo Azambuja uma prioridade”, comentou o secretário, lembrando que já foram entregues mais de mil máquinas e implementos, um recorde histórico para o Estado. Além disso, o Ceasa/MS passou por uma reestruturação importante, diversos novos centros de comercialização foram inaugurados por todo o Estado, e está em andamento o trabalho que busca ampliar as compras de produtos da agricultura familiar pelos órgãos da administração, direta ou indireta, da União, estados e municípios. (Rafael Belo com Portal MS)

Veja também

Menino morre após ser atropela por ônibus em Bataguassu

Felipe Avelino dos Santos, de 11 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *