Propriedades são entregues para 90 famílias depois de anos

Com espera de até três décadas, 90 famílias que chegaram a esperar até trinta anos pela entrega da documentação tiveram seus lotes regularizados no último sábado (21). A oficialização foi feita pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, para pequenos produtores assentados no Assentamento Marcos Freire, em Dois irmãos do Buriti. O Secretário acredita que os próximos dois anos serão divisores de água no que se refere a regularização fundiária no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para ele este é apenas o princípio porque Governo do Estado, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) irão intensificar os trabalhos em todo o Mato Grosso do Sul buscando regularizar o maior número de propriedades nos próximos dois anos, utilizando inclusive uma unidade móvel para acelerar o ritmo dos trabalhos.

Na eventualidade, o prefeito Edilson Manguinha recebeu também dois veículos utilitários – devido a emenda parlamentar da deputada federal (à época) Tereza Cristina, hoje Ministra da Agricultura, para serem utilizados pela Cooperativa de Produtores de Leite de Dois Irmãos do Buriti (Cooperdib) e pela Secretaria Municipal de Agricultura.

“Os investimentos na agricultura familiar, no pequeno produtor, devem ser uma constante, e são na gestão do Governador Reinaldo Azambuja uma prioridade”, comentou o secretário, lembrando que já foram entregues mais de mil máquinas e implementos, um recorde histórico para o Estado. Além disso, o Ceasa/MS passou por uma reestruturação importante, diversos novos centros de comercialização foram inaugurados por todo o Estado, e está em andamento o trabalho que busca ampliar as compras de produtos da agricultura familiar pelos órgãos da administração, direta ou indireta, da União, estados e municípios. (Rafael Belo com Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *