Projeto de combate ao bullying ganha documento regulador

Na manhã desta quarta-feira, profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram de evento que apresentou a Resolução nº 197, que dispõe sobre as normas e procedimentos para a implantação do projeto Valorização da Vida nas escolas da Reme. Desenvolvido desde 2018, ele visa combater o bullying e promover a autoestima do aluno e esclarecer sobre temas como a depressão, suicídio e automutilação.

De acordo com assessoria da prefeitura, no primeiro semestre deste ano a equipe do projeto realizou atendimento em 40 escolas, contemplando 4.600 alunos com terapias de grupo e 78 que passaram por encaminhamento psiquiátrico. Desde o ano passado, 1.583 profissionais da Reme foram capacitados e 7.300 mil alunos foram atendidos.

Importância

Para marcar a publicação da Resolução e enfatizar as ações do Setembro Amarelo, a Semed, por meio da Superintendência de Gestão e Normas, convidou a psicóloga Sanami Esaki, coordenadora da Clínica Escola da Uniderp, para ministrar palestra aos gestores das unidades escolares sobre as estratégias que podem ser adotadas pelos professores para identificar os alunos que estejam passando por algum problema emocional.

“Também quero desmistificar algumas questões interpretadas de forma errônea, como o isolamento. Às vezes o adolescente se isola não porque ele é tímido, mas porque está realmente com problemas emocionais e precisamos sabem como ampará-lo”, disse.

A Resolução ainda destaca o foco do projeto, que é a defesa da vida, mediante o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo é alertar todos os segmentos da comunidade escolar a respeito da realidade emocional por que passam as crianças e adolescentes e promover estratégias com ações de prevenção. (Texto: Jean Celso com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *