Com autorização da Rainha, parlamento britânico é suspenso

Com autorização da Rainha, Elizabeth II, o parlamento britânico fica suspenso até 14 de outubro. As cinco semanas de suspensão ou mais de 30 dias, começa hoje (9) a partir do final dos debates sobre legislação para a Irlanda do Norte e uma proposta de eleições antecipadas feita pelo governo, o qual a oposição já disse que pretende inviabilizar. A informação foi confirmada pelo porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de acordo com matéria da Agência Brasil.

A suspensão até 14 de outubro causou uma onda de indignação no Reino Unido quando foi anunciada no final de agosto, levando a oposição a qualificar a decisão como um “escândalo e uma ameaça à democracia” e uma manobra para forçar um `Brexit` sem acordo a 31 de outubro.

A aprovação real foi com o objetivo de “apresentar uma nova agenda legislativa nacional ousada e ambiciosa para a renovação do país após o `Brexit`” em 14 de outubro, disse o primeiro-ministro, Boris Johnson.

Todas as tentativas de bloquear a suspensão foram em vão. Duas ações em tribunais de Edimburgo e Londres foram rejeitadas. No dia 17 de setembro, são esperados que os recursos sejam analisados pela Suprema Corte, a última instância judicial britânica. Um dia antes ainda tem um terceiro caso a ser analisado em curso num tribunal de Belfast. (Rafael Belo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *