IT 2: Pennywise está de volta mais macabro do que nunca

Marcelo Rezende, editor do Caderno de Arte & Lazer

“It: Capítulo” 2 é a grande estreia de hoje. O palhaço mais aterrorizante da cultura pop retorna 27 anos depois dos eventos de “It – A Coisa”. Agora Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jack Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar com traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.

Com um orçamento de 80 milhões de dólares, o filme deve repetir o sucesso financeiro de seu antecessor, que rendeu 700 milhões mundialmente, se tornando o filme de terror mais rentável da história. Baseado na obra-prima de Stephen King, It: A Coisa, publicado em 1986, no romance com de mais de mil páginas, acompanhamos a jornada das sete crianças e suas versões adultas tentando derrotar Pennywise. A narrativa é dividida em duas e contada paralelamente, diferente dos filmes que seguem uma linha cronológica, sendo o primeiro se passando nos anos 80, e segundo, na década atual. Em 1990, It foi adaptado para uma minissérie, que posteriormente foi transformada em filme para a televisão.

De acordo com o diretor Andy Muschietti, o novo filme está muito mais assustador e pesado que o anterior. Bill Skarsgard, intérprete de Pennywise, falou em entrevista que o Palhaço está com mais raiva do que antes, o que torna por si só o filme em algo mais brutal. “O arco do primeiro filme é que ele, pela primeira vez, experimenta o próprio medo”, disse Skarsgard. “Ele ficou meio chocado, perplexo e surpreso. Tipo, ‘o que é isso?’” Muschietti ainda falou sobre os traumas psicológicos dos personagens. “Não queria fazer desses personagens adultos uma síntese dos problemas do mundo, mas queria que fossem verossímeis e que o público se interessasse por eles, de verdade.” A própria cidade de Derry, onde os fatos se deram, no passado, faz parte dessa integração realista. “Não conseguimos encontrar nossa Derry ideal, mas, como era importante filmar em locações, para capturar a atmosfera, pegamos as igrejas de uma cidade, a rua principal de outra e a ponte de uma terceira. A fantasia do cinema nos permite criar uma unidade de tempo e espaço, e foi o que fizemos.”

As primeiras críticas de It: Capítulo Dois são bem positivas. O filme estreou com 83% no Rotten Tomatoes,website americano, agregador de críticas de cinema e televisão. Boa parte dos comentários da imprensa especializada concordam que o longa não é melhor que seu antecessor, mas que ainda é emocionante e assustador o suficiente. Os críticos tem elogiado o desempenho do elenco e afirmam que a obra é bastante fiel ao romance de Stephen King. No entanto, muitos dos especialistas reclamaram da duração do filme, afirmando que ela poderia ser bem menor. O filme tem duas horas e quarenta minutos.

De acordo com Bruno Carmello, do site Adoro Cinema, a fotografia do filme chama a atenção. “O segundo It se revela uma produção criativa e repleta de belas imagens, muito superior à média dos filmes de terror. No entanto, obtém mais sucesso na tarefa de evocar traumas de infância do que construir a personalidade para além desses conflitos. Em outras palavras, não consegue conceber que indivíduos problemáticos superem seus problemas sem recorrer ao imaginário cinematográfico do heroísmo e do sacrifício”.

Johnny Oleksinski, do jornal New York Post, afirmou que o filme é bem melhor que alguns dos últimos blockbusters que chegaram ao cinema. “Começando o outono americano, o ‘Capítulo Dois’ supera com facilidade a maioria dos grandes sucessos de bilheteria deste ano, como ‘Godzilla: Rei dos Monstros’ e ”Homem-Aranha: Longe de Casa”. Diferentemente desses, a sequência do megassucesso de 2017 “It”, este é um filme de aventura imensamente gratificante e muitas vezes emocionante.”

“IT: Capítulo 2” estreia hoje nos cinemas do país e a classificação é de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *