Curso Gratuito de Oratória tem inscrições abertas

Muita gente tem medo de falar em público, alguns têm verdadeira fobia. Mas se sabe que a comunicação é inerente ao ser humano, e com técnicas é possível que as pessoas superem essa dificuldade. Por isso a Biblioteca Isaías Paím oferece mais uma vez o Curso de Oratória, com o professor João Marcos Tavares Ferreira.

O curso, com carga horária de 20 horas, é de graça e irá acontecer sempre às quintas e sextas-feiras, nos dias 5, 6, 12 e 13 de setembro, das 14 às 17 horas. Será emitido certificado de participação.

O curso busca estratégia de melhor comunicação, objetividade, clareza, gestualidade visando aprimorar a habilidade na arte de bem falar em público, por meio de uma oratória eficaz. “Oratória é a arte de falar com elegância, beleza e eloquência, na hora certa e na dose certa. É por meio da oratória que conseguimos falar com sabedoria, clareza e objetividade, seja na conversa informal, ou em público”, esclarece o ministrante, João Tavares.

Será abordado o princípio de que a comunicação não é somente fala, mas expressões, postura e gestualidade. Sendo assim, é muito grande a importância da musicalidade conferida à voz e aos aspectos não verbais, a tudo o que é feito inconscientemente com o corpo durante a comunicação (respiração, rubor ou palidez facial, contrações ou descontrações musculares, movimentos oculares, predicados verbais, sudorese, postura, gestos das mãos, braços e outros).

“A habilidade de as pessoas se comunicarem ocorre como consequência natural das relações interpessoais, que existem entre elas. Da mesma forma, uma melhor comunicação proporciona o bom relacionamento entre as pessoas”, diz Tavares.

Para o ministrante, é fundamental a preparação psicológica. “O que cada um pensa a respeito de si próprio como orador, antes de iniciar a apresentação, terá um efeito determinante em seu desempenho. As imagens mentais, isto é, como nos visualizamos falando e como visualizamos a plateia, irão moldar nosso comportamento. Devido a isto, é fundamental fazer um trabalho para desenvolver a autoconfiança, aquela segurança íntima de que você realmente pode desempenhar aquela tarefa”.

João Tavares possui graduação em Teologia pelo Instituto Bíblico Alencarino, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados e graduação em Ciências Jurídicas pela Uniderp – Anhanguera. É especialista em Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva, possui MBA em Gestão do Terceiro Setor pela Uninter e atualmente é mestrando em Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD – Paraguai).

Para o Curso de Oratória estão sendo oferecidas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 ou de forma presencial, na sede da Biblioteca, que fica no 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. (Rafael Belo FCMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *