Cidade do Natal será palco da 9ª Festa da Abadia

cidade do natal

Começando amanhã – e indo até o dia 18 de agosto –, as celebrações da 9° Festa da Abadia que acontece na “Cidade do Natal” prometem agitar também, durante dez dias, a programação do mês de aniversário de Campo Grande, enlaçando também as comemorações do dia dos pais, com uma programação que envolve shows com muita música e cultura regional para toda a família.

“A família é a base, fundamento da vida e da transformação do mundo. Como igreja católica celebramos a Semana Nacional da família a partir do dia dos Pais”, explica pároco, Padre Paulo Vital.

Do envolvimento da festa com as família, Pe. Paulo chama atenção para o que move e mantém essa – que é uma das mais antigas – instituição social, que vem como base e fundamento para os dez dias que compreendem as celebrações da Festa da Abadia: “a fé em Deus e a devoção a nossa Senhora, Mãe de Jesus, nasce no seio das famílias. Jesus mesmo sendo filho de Deus quis nascer numa família humana… lugar onde se faz a experiência do amor e se aprende os valores e princípios humanos e cristãos”..

“Neste formato de 10 dias estamos retomando, já que agora temos espaço e estrutura. Toda a comunidade  está se mobilizando, e chegando muita gente nova, oferecendo-se como voluntários para os diversos serviços. Muitos benfeitores e patrocinadores também. Grande parte das pessoas aprovaram o novo local do Santuário e estão contribuindo para a sua consolidação, bem como suas atividades”, destaca o pároco.

Na Cidade do Natal haverá a abertura da festa, contando com a presença de autoridades locais, convidando os presentes e a população em geral para conhecerem o Santuário da Abadia – recém inaugurado – e participarem das atividades realizadas pelos paroquianos em homenagem a Nossa Senhora da Abadia. “A festa está sendo preparada com muita devoção em comemoração a chegada de Nossa Senhora da Abadia em Campo Grande no ano de 1912. Estamos na expectativa que essa festa seja marcada de muito sucesso”, declara Fabiana Benites Palácio Lopes, uma das coordenadoras da festa.

“Nossa Senhora da Abadia se tornou padroeira por ter sido a primeira imagem da Mãe de Deus a ser entronizada solenemente em Campo Grande em 1912. E coincidentemente sua festa se dá no mês de aniversário da Cidade Morena. Sinal de predileção e bênção pelas suas mãos”, complementa Pe. Paulo Vital sobre a ligação que a origem da festividade cria com a Capital.

Durante toda a programação haverá também shows com bandas católicas; das duplas Lucas e Duani; Fred e Victor; Renato Reis e Renan; Chama Campeira; André Santini; Rafa e Júnior; Osmar da Gaita; Lucas e Benício; Filhos de Campo Grande; Alex Lopes, entre outros representantes da música regional.

Apresentações de dança das colônias japonesa, libanesa e paraguaia estão confirmadas no evento, que conta ainda com espaço gastronômico e atrações, como a barraca de pescaria e o espaço kids para que os pais possam curtir tranquilo as opções de lazer que a festividade oferece.

“Esta festa quer acolher todas as famílias das mais variadas origens presentes em Campo Grande, dai o envolvimento das Colônias atuantes em nossa cidade. Esperamos todos com muita alegria nesta grande homenagem a Mãe de Deus e nossa”, pontua o Pe. Paulo Vital. Acesse também: Bolsonaro diz que botijão deveria ser vendido a R$70

(Leo Ribeiro)

Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *