10 dezembro 2019, 11:57

Terremoto de magnitude 6,8 deixa quatro mortos na Indonésia

Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas após um forte terremoto que atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, na noite de sexta-feira (2), informaram autoridades locais.

O terremoto de 6,9 graus foi sentido na capital, Jacarta, e quase mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

A agência nacional de desastres naturais emitiu um alerta de tsunami, suspenso poucas horas depois. Três pessoas morreram vítimas de ataque cardíaco no momento do terremoto, segundo o porta-voz da agência Agus Wibowo. A quarta sofreu uma queda fatal quando tentava fugir.

Mais de 200 edifícios foram danificados, de acordo com o governo. Os moradores levados para abrigos temporários, principalmente na ilha de Sumatra, começaram a retornar para suas casas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o epicentro do terremoto no Oceano Índico, a cerca de 227 km da cidade de Teluk Betung, em Sumatra.

A Indonésia está situada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área de forte atividade sísmica. Wibowo afirmou que um estudo da agência de geofísica da Indonésia indica que um eventual terremoto de magnitude 8,8 na área provocaria um tsunami de 20 metros de altura –apesar de ser impossível prever quando isso acontecerá.

O evento mais devastador foi registrado em 26 de dezembro de 2004, quando um terremoto de magnitude 9,5 provocou um tsunami que matou cerca de 226 mil pessoas na região –126 mil na Indonésia.

Em 2018, um tsunami atingiu a cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, matando milhares de pessoas. O colapso da cratera no vulcão Anak Krakatau também provocou um tsunami que matou pelo menos 430 pessoas. (FolhaPress)

Veja também

Avião com brasileiros cai sobre casa na Argentina

Um avião de pequeno porte com quatro passageiros brasileiros caiu na noite de quinta-feira (5), sobre uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *