18 agosto 2019, 10:08
Home / Viver Bem / Os benefícios dos chás para a saúde

Os benefícios dos chás para a saúde

Os chás caseiros, baseados no conhecimento popular acumulado ao longo dos anos estão presentes na vida de todos. Servido quente, ou frio, são poderosas fontes de nutrientes para a saúde. O consumo orientado traz sempre vantagens. Elaborados à base de ingredientes naturais (plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias), eles são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que ajudam a proteger o organismo, além de prevenir doenças e enfermidades.

Mas dentre os inúmeros tipos, versões, sabores e combinações, você sabe quais são os principais benefícios dessa bebida para o bom funcionamento do seu corpo? Sempre associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é ótima alternativa para manter o organismo ativo e a pleno vapor.

Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem é preciso saber a forma correta de preparo. “Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe de três a cinco minutos e coe”, explica a dona de casa Zenir Azevedo, de 71 anos, que não é nenhuma especialista formada na área de saúde, mas é mãe de quatro filhos, avó de 10 netos e tem uma vasta experiência em chás.

Ela aconselha ainda a armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades são perdidas.

“Na minha família praticamente ninguém pega gripe ou resfriado, porque eu tenho um chá excelente para prevenir, que é o famoso chá de sabugueiro, ele da um “boom” de energia para defender o organismo e também é rico em agentes antioxidantes. Ele ajuda a evitar essas doenças porque funciona como um ótimo antialérgico e auxilia até no sistema respiratório”.

Existe uma vasta lista e opções de chás, para diferentes finalidades, uns mais outros menos conhecidos, como por exemplo o chá branco, chamado de chá do “antienvelhecimento”.

Ele é um dos tipos de chás mais consumidos no mundo, pode ser considerado uma deliciosa “fonte da juventude”, é rico em nutrientes antioxidantes, é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer naturalmente o corpo.

“Além de todas essas funções extraordinárias, essa bebida ajuda a pele a ficar lisa, fortalece as unhas e ainda traz mais brilho e volume aos fios de cabelo”, explica a nutricionista, Marília Avedikian, proprietária do Capim Limão Empório Fit, uma loja de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis de Campo Grande.

E um chazinho gelado para refrescar o calorão? É bom, mas tem que ser a medida exata para não sair do limite do saudável. Existe uma variedade enorme de chás e não faltam pesquisas comprovando seus benefícios à saúde. Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Chá alivia a TPM? Sim. O de erva doce e o de sálvia diminuem a dor abdominal, o de canela aumenta o fluxo menstrual e melhora a dor e o de camomila diminui a irritação e a ansiedade. Todos eles devem ser preparados por infusão.

Os chás devem ser preparados em doses individuais e consumidos assim que ficarem prontos. Quando as doses são mais frequentes, podem ser preparados em quantidade maior, mas sempre, se possível, consumidas no mesmo dia.

Neste caso, o ideal é manter o recipiente com o chá bem fechado e guardado na geladeira para que os seus efeitos não sejam perdidos. Boa parte dos chás têm cafeína, o que recomenda que o consumo não pode ser exagerado. (Taynara Foglia)

Veja também

Equoterapia gratuita da PM resgata sonhos e salva vidas

Michelly Perez Criado em 2002, o centro de Equoterapia da Polícia Militar de MS auxilia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *