18 agosto 2019, 9:20
Home / Viver Bem / Criação de canários valoriza beleza, canto e natureza

Criação de canários valoriza beleza, canto e natureza

Bruna Marques

Yorkshire, Gloster e Frisado, essas são só algumas das espécies de canários que existem no Brasil. Com o mercado garantido, essas aves vêm sendo cada vez mais valorizadas. Algumas pelo canto, outras pela cor e até pelo porte. São diversos os motivos que fizeram o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, João Rocha, empenhar-se na criação das aves. São 35 anos praticando essa atividade e cerca de duas horas por dia dedicadas aos cuidados dos pássaros. Sua criação passa de mil.

“Meu pai criava e nós gostamos. É o prazer, a satisfação, principalmente no acasalamento, no estudo genético, é um estudo genético extremamente rigoroso. Na hora em que você vai formar os casais você tem que respeitar a genética para que você possa tirar dos pássaros a melhor qualidade possível dentro daquilo que o manual estabelece como padrão. É uma terapia, o meu lazer, minha distração, para mim é muito bom conviver, criando pássaros, além da variedade de cores, o canto agradável que eles emitem”, comenta.

O canto e a beleza dos canários fazem parte da vida do parlamentar, bichinhos de cores variadas que ele cuida com muito carinho. O que no início era hobby, com o tempo passou a ser sério. Hoje além de criador ele é juiz internacional dos concursos de canários. “No último concurso que participei tinham mais de 30 mil pássaros. No caso dos canários é um concurso só de filhotes. Neste ano quem participou do concurso foram os pássaros que nasceram em 2018, e como juiz dos concursos nós definimos as cores e os padrões dentro de um manual. Esse manual é elaborado pela ordem brasileira de juízes. Nós temos um gabarito para cada uma dessas cores e raças. É assim que funciona esse lazer, essa brincadeira”.

A criação de canários vai além do relacionamento do homem com as aves, é uma forma de prevenção, uma atividade terapêutica e amorosa. “O sentimento é de alegria, de troca, eles me dão prazer e eu trato eles com todo carinho e atenção. Eles são muito bem cuidados. O prazer que eles me dão eu devolvo com zelo e amor”.

Cuidados e desafios

Os pets, independente da espécie são dependentes dos tutores. Responsabilidade é o fator principal que as pessoas devem ter para oferecer o melhor para cada um deles. “Em verdade isso daqui é uma grande cidade, tudo que acontece em uma cidade acontece aqui dentro. Pássaros ficam doentes, morrem, tem acidentes. O que nós temos que fazer é ter todo o cuidado no sentido de prevenir contra as doenças, as vacinas, uma alimentação de boa qualidade, um ambiente com troca de ar constante, uma temperatura agradável. Nós fazemos todo esse cuidado”.

Para quem gosta de criar determinados tipos de animais, o hobby é prazeroso e feito com muito carinho. No caso das aves, elas precisam ainda mais de cuidados e dedicação. “Quem gosta não vê dificuldades, eu vejo facilidade. Evidentemente que você tem que fazer um investimento, você precisa das matrizes, dependências que sejam confortáveis para eles, gaiolas adequadas. Eu não vejo complicação, para mim é uma satisfação, uma alegria, é um presente”, conclui.

Veja também

Presentes criativos e baratos para o Dia dos Pais

O dia dos pais vai se aproximando e a movimentação nas lojas já aumentou. Quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *