Sejusp solicita helicóptero e aparelhos para perícia à União

Secretário nacional participou de reunião para saber necessidades do Estado

Em visita técnica a Mato Grosso do Sul, o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, esteve na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), na manhã de ontem (21), em Campo Grande, para ouvir as demandas do Estado e do município, que contemplam apoio ao Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais, a aquisição de helicóptero, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), munição e até recursos para capacitação do efetivo.

Paim destacou a importância da visita para entender as necessidades de Mato Grosso do Sul. “Nós tomamos conhecimento de todos esses recursos para que a gente possa ter uma dimensão exata do que o Estado necessita de apoio e nós visualizarmos no âmbito Brasil como investir.”

O secretário Antonio Carlos Videira, titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), ressaltou a necessidade de uma aeronave pra fazer carregamento de tropas de modo rápido. Isso pode auxiliar em combates de incêndios florestais como os que ocorreram no Pantanal em 2020. “Apresentamos as demandas que vão desde helicóptero até equipamento de proteção individual.”

Ele ainda comentou sobre a atuação das facções criminosas no Estado e se mostrou esperançoso com o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crime Organizado, do Ministério da Justiça que destina força-tarefa para os seis estados que fizeram adesão e que apresentaram aumento significativo de homicídios. Paim reforçou que esse plano está sendo iniciado no Ceará e no Rio Grande do Sul e, em breve, estará no Estado.

Videira também destacou a necessidade de aquisição de aparelhos que ajudem na extração de dados de telefones celulares para serem usados em investigações. Outra demanda da polícia são equipamentos e insumos para exames periciais de drogas.

Ainda conforme o titular da Sejusp, as respostas às solicitações serão dadas pelo próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que virá para Campo Grande no dia 4 de fevereiro. “Ele vem para participar da inauguração de um complexo penitenciário de 603 vagas, onde o recurso é do governo federal em contrapartida com o governo do Estado”, afirmou. Hoje (22), Paim realiza uma visita técnica em Aquidauana e Dourados.

Demanda da Guarda Municipal

O secretário da Sesdes (Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja, esteve na reunião. Ele solicitou de 30 a 50 munições para a capacitação de 800 homens da Guarda Civil.

“Foram doadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) 220 pistolas calibre .40 e nós necessitamos, nesse exato momento, de munições para treinamento. A capacitação teórica já foi feita pelo município de Campo Grande, no entanto, nós precisamos das munições só de treino, porque até que o município faça a licitação e adquira isso vai demorar de seis meses a um ano”, analisou.

Sobre isso, o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, disse que seria avaliado. Veja mais.

(Texto: Mariana Ostemberg com Rafaela Alves)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *