Recomendação de suplemento contra dores por Drauzio é falsa

Uma entrevista falsa com o médico Drauzio Varella circula nas redes sociais. O texto simula uma recomendação do médico para o uso de um suplemento alimentar contra dores nas articulações. Por meio do projeto de verificação de notícias, a Agência Lupa analisou o material:

“Reportagem do Fantástico Anuncia: O Fim das Dores Articulares Finalmente Chega ao Brasil – Drauzio Varella”
Título de conteúdo publicado em uma versão falsificada do site de Drauzio Varella, que, até as 17h do dia 2 de setembro, tinha sido compartilhada por pelo menos 835 pessoas

FALSO
O conteúdo analisado pela Lupa é falso. O doutor Drauzio Varella nunca deu entrevista ao programa Fantástico recomendando um suplemento alimentar para dores nas articulações. “Nunca fiz nem nunca farei propaganda de remédios, muito menos desses que prometem curas sem comprovação científica. Sempre que você vir meu nome associado a algum medicamento tenha certeza: é mentira, propaganda enganosa”, disse Varella, em nota enviada à Lupa.

O conteúdo está em uma página que simula o site do médico, hospedado no UOL, e simula uma transcrição de entrevista do médico para o Fantástico. Apesar da aparência, há vários sinais claros de que se trata de uma falsificação. O site está hospedado, logicamente, em um endereço diferente. Os títulos são todos escritos com as primeiras palavras capitalizadas, o que não acontece no site original do dr. Dráuzio Varella. Além disso, há erros nos créditos – o médico aparece, simultaneamente, como autor da entrevista e entrevistado.

A “entrevista” é uma peça de marketing para um suplemento alimentar chamado Cartilax UC2. No texto, a pessoa que se passa por Varella diz que esse produto “elimina dores nas articulações”. Na publicação é mencionado, ainda, que o produto é seguro e foi “liberado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”. No entanto, no site da agência, no qual estão listados todos os medicamentos e suplementos alimentares liberados no Brasil, o produto não aparece.

No final do texto falso, há um link direto para um site que leva o nome do produto. A empresa responsável pela página, chamada Clube Saúde e Bem Estar, foi procurada pelo telefone e por e-mail, mas não retornou aos contatos.

Essa informação também foi verificada pelo projeto Fato ou Fake. No último domingo (1º), o Fantástico, da Rede Globo, mostrou uma fala de Varella negando a recomendação. O programa classificou o conteúdo como “falso e criminoso”.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Varella escreveu artigo criticando o que chamou de “estelionatários da internet”. “Caro leitor, se você caiu na armadilha de adquirir esse produto, nem se dê ao trabalho de cancelar a compra. O site dos vigaristas não aceita devolução. Jogue essa porcaria no lixo. Não vá tomar as cápsulas, sabe-se lá que m.. puseram dentro”, diz o texto. (Rafael Belo com Agência Lupa)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *