Rainha das quentinhas de MS vence Prêmio Dolmã

Foto: Acervo Pessoal

Adepta do slow food, Helen Braz se torna Embaixadora da Gastronomia de Mato Grosso do Sul

Foi no restaurante Tropeiro Gastrô Gourmet, que Helen Braz, 44 anos, recebeu o maior prêmio que uma chefe de cozinha poderia ganhar. Natural de Goiânia e sul-mato-grossense de coração, ela venceu o Prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia. O momento foi vivenciado no dia 28 de março, ao lado do marido, da filha e de sua cachorrinha.

Helen conta que sonhava com o prêmio desde 2015, quando participou da cerimônia como convidada. Apesar de ter sido online por conta da pandemia do novo coronavírus, o dia foi marcado por um misto de emoções, ansiedade era a principal delas. O momento ficou guardado para sempre em seu coração, como no dia do nascimento de sua filha Marcella.

“Foi um misto de alegria, gratidão, choro, de saber que estou no caminho certo. Depois eu pude ver que tive 100% da votação, foi uma surpresa muito grande, eu venci em todas as categorias. Foi algo inexplicável, eu tive algumas situações de alegria e emoção na minha vida que pode ser comparada a essa. Quando a minha vida nasceu e agora quando ganhei esse prêmio, não tem explicação”, afirma a chefe.

A chefe de cozinha explica que sonhar não é o suficiente para alcançar os sonhos, é preciso dedicação, amor pelo que faz e muito trabalho. “é preciso trabalhar duro para conquistar os sonhos, é uma escada, é algo por degrau, não é de um dia para o outro. Eu corro atrás desse sonhos há seis anos e chegou no momento certo, é a concretização da minha carreira, é o significado de que eu sonhei certo e trabalhei para que isso acontecesse”, acredita.

Emociona Helen dedica a vitória do prêmio a sua avó materna, Ruth Luiza, que ensinou ela a cozinha quando ainda tinha 8 anos.

“Ela não está mais no plano físico, mas eu tenho certeza que de onde ela estiver, ela está orgulhosa de mim, ela sempre esteve na minha cabeça e eu sempre disse que quando eu ganhasse esse prêmio eu dedicaria a ela. Ao meu marido que sempre sonhou meus sonhos comigo, esse prêmio não é meu, é nosso. Não é fácil, é muito tempo de dedicação, sem eles e minha filha eu não teria conseguido”.

Adepta do slow food, a chefe destaca a importância de valorizar a gastronomia regional e despertar emoções através da comida. “Eu me considero campo-grandense, minha gastronomia é toda voltada para ingredientes regionais, aos pequenos produtores, é muito importante estudar a gastronomia do estado em que estamos e eu amo Mato Grosso do Sul. Goiânia só a passeio, mas sempre representando nosso estado. Eu defendo a gastronomia local, eu já sou sul-mato-grossense”, revela.

Embaixadora da gastronomia de MS

As conquistas e realizações não param por aí. Além de ganhar o Oscar da Gastronomia, ainda este mês, Helen Braz será eleita como a Embaixadora da Gastronomia de Mato Grosso do Sul. O título de chefe embaixador é registrado e só aqueles que passam pela premiação dólmã tem acesso a esse cargo.

O título de chefe embaixador eleva o chefe de cozinha, ele passa a ser um representante do seu estado, uma titularidade que vai além das cozinhas. “Agora enquanto embaixadora da gastronomia eu tenho um compromisso social, político, de pegar a gastronomia e levar para o mundo, vou fazer de tudo para que isso aconteça. Agora estou com novos sonhos, quero ser indicada no nacional, a vida da gente sem sonhos não tem graça”, finaliza.

Serviço

O restaurante Tropeiro Gastrô Gourmet fica na Rua Yokoama, 231. O telefone para contato é (67) 99284-1515 ou você pode acompanhar o trabalho da chefe Helen Braz pelas redes sociais. Facebook: Helen Braz / Instagram: @helenbraz2010.

Texto: Bruna Marques

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *