Poeta da acessibilidade lança livro para todos

WhatsApp Image 2021-04-28 at 09.24.44

Thiago Moura precisa do olho no olho para levar a poesia adiante e da rima ao conceito da palavra ele faz a philopoesia. Aliás, ele é o décimo episódio do podcast Poesia Pra Sentir, que amanhã traz o segundo episódio com Raquel Medina. Para ele há necessidade da poesia chegar para todos, assim seu novo livro está em versão impressa, eletrônico, em forma de audiobook e em breve em braile.

Thiago é o poeta da inclusão. Ele vem neste seu segundo livro “SonsNêtos em Lua Cheia” promover a democratização do acesso à poesia e à cultura regional. Com esta visão ele foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da SECTUR ( Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS)

“O acesso à literatura e à poesia, assim como o alcance à educação, é um direito de todas as crianças e de toda a população. É real o poder transformador de um bom livro na vida das pessoas”, afirma o poeta. Para ele a inclusão não é uma alternativa, é uma necessidade. “A publicação em formato de e-book e audiolivro tem se apresentado como alternativa eficiente para a ampliação da acessibilidade. Estou muito feliz com esse trabalho”, complementa o autor. A versão em braille de ‘SonsNêtos em Lua Cheia’ também está sendo produzida em parceria com o ISMAC e em breve estará pronta.

Além disso, Thiago,  que também é filósofo, faz um trabalho de levar poesias para as ruas por meio de intervenções poéticas. “Porém, devido a pandemia não estou indo às ruas neste momento”, lamenta. .

As versões e-book e audiobook estão disponibilizadas pelo Instituto dos Cegos gratuitamente para todas as pessoas e crianças cegas ou com baixa visão de todo Estado do MS. Parte da edição impressa será destinada pela SECTUR para as bibliotecas da rede municipal de ensino de Campo Grande. Os demais interessados na publicação podem solicitar informações através do perfil @thiago_poesia no Instagram. 

Livro

“SonsNêtos em Lua Cheia” tem 50 poemas escritos em sonetos, estrutura textual composta por quatorze versos, através dos quais se conta toda uma história. Na obra, o poeta brinca com o som dos vocábulos, imagina o sabor das cores e a temperatura das palavras, provocando a criatividade de cada leitor ou ouvinte. 

O primeiro livro de Thiago é “Sonsnêtos em Sol Maior”. O autor desenvolve pesquisas sobre o uso da arte e da poesia no processo de ensino-aprendizagem em Filosofia da Educação. Ele já recebeu prêmios e moções, como o Prêmio LEIA MS 2020 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de três Moções de Congratulação da Câmara de Vereadores de Campo Grande pela relevância de seus trabalhos artísticos e intervenções poéticas feitas nas ruas da cidade.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *