Pior tempestade de areia deve afetar mais 12 lugares

pequim-tempestade-areia-15032021085326952

A pior tempestade de areia da China em uma década deve afetas mais 12 províncias. Com o fenômeno centenas de voos (mais de 400) foram cancelados nos dois principais aeroportos de Pequim. Os moradores estão se sentindo em um filme apocalíptico. “Lembra um filme de ficção científica”, diz um pedestre. “Parece o fim do mundo”, opina outra. Coberta de areia, a capital chinesa vê os índices de poluição do ar atingirem índices tão altos que nunca foram vistos. (veja o vídeo abaixo, no fim da matéria)

O deserto de Gobi teve sua areia carregada pelos ventos fortes vindo a região autônoma chinesa da Mongólia Interior até a cidade. Isso, unido com a alta poluição comum na China, o desflorestamento e a erosão do solo, tudo fica pior.

O Centro Meteorológico Nacional confirmou a origem da tempestade de areia e prevê que ainda vai chegas na região de Xinjiang, no extremo noroeste, Heilongjiang, no extremo nordeste, e chegar até a cidade portuária Tianjin. Antes da interferência brutal humana, as tempestades eram menos intensas e comuns na primavera.

Quem comanda o país é o Partido Comunista chinês que tenta há anos, sem sucesso, meçjorar a qualidade do ar e prometeu reduzir prometeu reduzir as emissões de carbono em 18% nos próximos cinco anos. Para ambientalistas não é o suficiente. É preciso diminuir a dependência do carvão. Esta prática transformou a China no maior emissor mundial de gases causadores das mudanças climáticas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *