Marcas coloridas na pasta de dentes não é para química

Mais um post circula nas redes sociais com uma imagem de pastas de dente com marcas coloridas. Segundo a legenda que acompanha a foto, as cores mostram a quantidade de “componentes químicos” que cada produto tinha. Por meio do projeto de verificação de notícias, a Agência Lupa fez a verificação.

“COMO É SUA PASTA DE DENTE? Significado de cada cor: Verde = Natural. Azul = Natural + medicinal. Vermelho = Natural + componentes químicos. Preto = Somente componentes químicos”
Legenda de imagem que, até as 15h do dia 26 de agosto de 2019, havia sido compartilhada por 23 mil pessoas no Facebook

FALSO
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) informou que as “impressões na embalagem são conhecidas como eye marks (ou marcas de olho) e servem para que os sensores das máquinas de envasamento identifiquem o lugar exato para cortar, dobrar e prensar as embalagens.” A empresa Nocelli Maquinas – que compra e vende máquinas para a indústria farmacêutica – divulgou um vídeo mostrando como é feita a embalagem da pasta de dente.

As diferentes cores das embalagens de pastas de dente não estão relacionadas a composição química do produto. Segundo a ABO, a cor é escolhida a partir da tonalidade mais forte usada na embalagem.

Essa não é a primeira vez que circula pelas redes informações falsas sobre embalagens de produtos. Em menos de um ano, a Lupa já desmentiu boatos envolvendo caixas de leite e embalagens de leite condensado.

Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org e o E-farsas. (Rafael Belo com Agência Lupa)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *