Governador visita fábrica e se interessa pela compra de vacina russa

Vacina russa

O governador Reinaldo Azambuja visitou na terça-feira (13) a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa “Sputnik V” e o IFA (ingrediente farmacêutico ativo), que é a matéria-prima. Ele manifestou interesse de compra do imunizante, para ter mais uma opção na vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites, o governador destacou que a farmacêutica terá a possibilidade de fabricar a vacina russa no Brasil, abrindo o leque de imunização no Estado.

O governador destacou esta nova opção de vacina ao Estado e ao Brasil é um “grande avanço” no combate à pandemia do coronavírus. “Se trata de um belo trabalho da União Química, fomos muito bem recebidos, encaminhamos um documento para direção da empresa e não tenho dúvida que teremos grandes avanços em breve”.

Ainda ponderou que o governo do Estado vai ouvir e seguir as decisões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em relação ao registro de mais uma vacina para o território brasileiro.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a agenda foi positiva. “Ficamos impressionados com o local e a possibilidade da empresa fabricar vacina aqui no Brasil. Acredito que em breve teremos mais uma vacina à disposição ao Brasil e Mato Grosso do Sul”.

Possibilidades

Mato Grosso do Sul poderá ser beneficiado pela decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski em ação proposta pelo governo do Maranhão, sobre a importação e distribuição da vacina russa Sputinik V para o combate à Covid-19.

Em sua decisão, o ministro deu prazo até o dia 28 deste mês para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifeste sobre a “importação excepcional e temporária” do imunizante. Caso o órgão não se posicione, o Estado autor da ação fica autorizado judicialmente a comprar e distribuir a Sputinik V.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *