Dicas de economia: sete mentiras sobre guardar dinheiro

Crédito: Divulgação

Por muito tempo você escutou mitos sobre as melhores formas de guardar dinheiro, mas hoje nós vamos desvendar essas sete mentiras que tem ocupado mais espaço no seu bolso do que o dinheiro.

Quem nunca ouviu dizer que poupança é o melhor investimento, mais seguro e sem imposto de renda? segundo a jornalista especialista em finanças, Natália Arcuri fundadora do Canal do Youtube ‘Me Poupe’, essa é uma grande ilusão para quem passou a poupar depois de maio de 2012.

A mentira número dois é esperar ter dinheiro para começar a investir. Segundo ela, você não precisa ser rico para guardar e nem empregar o seu dinheiro. E a frase do dia é “você precisa guardar dinheiro para começar a ser rico”. Tudo isso é possível porque hoje, bancos digitais pagam até 200% do CDI, o que promove um rendimento muito maior com menos dinheiro empregado, como R$10, R$15,00 por mês.

Consórcio é a melhor maneira de ter algo que é meu: O capital que é investido em um consórcio onde você deveria pagar taxa de administração com correção anual de inflação mesmo depois de contemplado, poderiam ser investidos por outros meios.

A mentira número quatro é o título de capitalização, muito adquirida por aqueles que acreditam que não conseguem guardar dinheiro e acabam empregando um montante que poderia ser melhor utilizado.

Já a mentira de número cinco é achar que o mercado de ações é loteria, ‘porque alguém precisa perder para você ganhar’. Isso é o que muitos acham, no entanto, se trata de uma renda variável, onde quem realmente estuda o cenário e estabelece disciplina consegue ganhar dinheiro sem fazer das ações uma casa de apostas.

A penúltima é investir em imóveis. Quem nunca ouviu aquela frase ” compre e deixe valorizando, está lá, é seu”?. Mas, na verdade, para ganhar dinheiro com um imóvel, você precisa vender ou alugá-lo, tendo em vista que ele gera um custo de manutenção e se caracteriza como um investimento passivo. Mesmo com a valorização do imóvel, o investimentos não atende às emergências.

A última vem acompanhada daquele discurso “você quem escolhe o seu investimento inicial, mas você precisa ficar aqui por pelo menos seis meses e nós vamos dobrar o seu capital porque estamos colocando tudo isso em cripto ativos, somos uma empresa super segura”. Cuidado esse com certeza é um esquema  de pirâmide.

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *