Com colapso na saúde, Resende pede que municípios vacinem nos fins de semana

Geraldo Resende live

O aumento de casos de Covid-19 no Estado e a lotação nas macrorregiões levaram o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a pedir, nesta quinta-feira (10), que os municípios vacinem durante os fins de semana. O apelo foi feito durante a live do boletim do coronavírus. O titular da pasta também falou do novo mapa situacional do Prosseguir, que colocou 43 cidades em bandeira extrema de risco para infecções.

Resende explicou que grande número de cidades em bandeira cinza se deve ao colapso na saúde vivido por Mato Grosso do Sul. Conforme o secretário, a superlotação dos hospitais das cidades sede da saúde (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá) levou o comitê a elevar o patamar dos municípios. Medidas mais rigorosas também foi um pedido da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), segundo Resende.

Esse será o critério do programa para determinar as bandeiras cinzas em MS: os municípios que apresentarem 90% de ocupação vão subir de patamar, como ocorreu nesta atualização.

Pela situação crítica, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) pediu que os municípios não parem de vacinar a população durante os fins de semana e explicou que o governo já distribuiu a remessa de vacinas da AstraZeneca, enviada pelo Ministério da Saúde. “Todos os municípios que vieram buscar hoje pela manhã, já devem estar aplicando agora de manhã as vacinas, os mais próximos da Capital. Os mais distantes poderão fazer a partir desta tarde e também programarem para fazer amanhã (11), sábado (12) e domingo (13)”, disse.

“Nós não entendemos, e temos cobrado isso insistentemente, que vacina pode permanecer em estoque. Não pode ter feriado, não pode ter fim de semana, ela tem que ser aplicada no braço”, completou.

Resende afirmou ainda que o governo do Estado está buscando recursos para conseguir montar 50 leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). “Temos já em andamento e é um decisão do governo que nós possamos instalar aqui na Capital e em alguns municípios até para ajudar esses municípios mais críticos neste momento”.

Lockdown

O novo mapa do Prosseguir trouxe 43 cidades na bandeira cinza. As recomendações devem ser seguidas pelos municípios neste patamar, segundo decreto publicado nesta quinta-feira pelo governador Reinaldo Azambuja.

Confira aqui o que é considerado atividade essencial para as cidades em bandeira cinza como Campo Grande e Dourados.

Vacina da Janssen

O governo Federal informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde) sobre a pré-pauta de distribuição do novo lote com 38.400 doses de vacina contra Covid-19 da Janssen para Mato Grosso do Sul.  O Ministério da Saúde ainda não informou a data e o horário da chegada dos imunizantes.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *