Exposição em Shopping é para conscientizar sobre as Araras

Os cliques de André Bittar, André Maganha, Bolivar Porto, Bruno de Barros, Gabriel Marchese, Gabriel Gabino, Paulo Alencar e Roberto Kelson estão à disposição na Exposição A Minha Morada é no Bosque, em Campo Grande com o tema específicos destes fotógrafos especialistas em registrar araras. O Shopping Bosquês dos Ipês é um dos locais da Capital Morena onde a arara pousa e faz seus ninhos.

A ideia é conscientizar e preservar estes locais onde as aves frequentemente voltam para gerar a próxima geração. A superintendente do shopping, Adriana Flores, destaca que o Bosque dos Ipês é morada das araras, assim com todo o entorno. “Temos ninhos no estacionamentos que cuidamos com todo carinho e entendemos o privilégio que é ser escolhido por essas aves tão incríveis como um lugar seguro para seus filhotes nascerem. Por isso, escolhemos esse símbolo da nossa cidade para ser o personagem principal desta exposição”, explica.

A exposição está no corredor de acesso ao Fácil e ao Detran, no segundo piso. Apreciar e registrar o que foi fotografado por profissionais da área, não é só a atração do local. Lá há uma réplica de um ninho em formato compatível ao aplicativo de rede social, Instagram, e também é possível visitar um ninho de araras Canindé que está sinalizado, no estacionamento do shopping.

André Maganha conta com a sorte para fazer os registros profissionais. “A gente mora em uma cidade onde a gente vive rodeado de arara, aonde a gente passa tem arara. Eu trabalho em assessoria e como fotógrafo. Quando estamos fora de pauta não é possível resistir a elas. É uma distração quando vemos esta ave próxima e a registramos. Além disso, sou apaixonado por araras, elas são as aves mais lindas do mundo e temos o maior privilégio de tê-las tão próximas e livres”, analisa.

Segundo Maganha tem gente que fica chateada pensando que a arara mata a palmeira (local costumeiro de confecção de seus ninhos), mas na verdade não é assim. “Elas voltam todo ano para o ninho e é preciso preservar. Uma das minhas fotos é em frente ao uma casa no Jardim TV Morena. Por isso, digo que conto com a sorte enquanto o André Bittar fotografa a arara explorando detalhes. Ele vai a um ponto e fica um tempo para conseguir fazer com riqueza de comportamento delas”, pontua.

André Bittar largou seu cargo de servidor público há três anos para viver da fotografia da natureza. Para ele é além do dinheiro e preservar para as próximas gerações. Ele é conhecido como o fotógrafo das araras e não é à toa. Ele parabeniza a iniciativa do shopping e enaltece a qualidade dos colegas de profissão. “Tenho 28 anos e o meu maior medo é que quando eu tiver um filho ele não ver uma arara. Então, meus registros são para eternizar este momento das araras convivendo com os moradores de Campo Grande”, revela.

O trabalho minucioso do fotógrafo gera brincadeiras e desconfianças no perfil dele no instagram, mas tudo é fruto da dedicação a arte. “Eu posto as fotos na minha redes social e as pessoas falam que a arara está pousando ou que eu conheço a arara, mas é muito o lance da parceria e da paciência. A Neiva Guedes do Instituto Arara Azul é uma e também as pessoas falam para mim onde tem. Em 2019 passado rodava de segunda a segunda atrás das araras e a partir do momento que vejo uma grande quantidade de ninho como ao lado da Avenida Hiroshima, eu acabo ficando ali e nem sempre dá fotos. É mais um lance de observação, de aprendizado, de ver quando a arara vai sair, comer, chegar e realmente este tempo que me disponho estudando o movimento dela é aprendizagem e facilita a fotografia. Eu nunca tinha visto elas darem polpa de manga para os filhotes como vi recentemente”, lembra.

O Shopping fica aberto de segunda a sábado, das 11 às 22h / domingos e feriados: das 11 às 20hAbertas ao público.

(Texto: Rafael Belo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *