MS tem dois casos em investigação por reinfecção de COVID-19

A morte de um farmacêutico de 44 anos, em Sergipe, foi apontada como o primeiro caso confirmado de morte após reinfecção de COVID-19 no Brasil. O caso foi documentado após um estudo publicado no periódico “Journal of Infection”. Em Mato Grosso do Sul, nenhum caso de reincidência da doença foi confirmado, mas dois são investigados.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a investigação segue no IAL (Instituto Adolfo Lutz), em São Paulo, referência para o Estado. A pasta não detalhou de onde os casos suspeitos são, idade e sexo dos pacientes.

De acordo com a secretaria, quatro casos suspeitos de reinfecção já foram descartados em Mato Grosso do Sul. Em relação ao paciente de Sergipe, os pesquisadores ainda não sabem se é referente a uma reinfecção ou COVID recidiva, quando a mesma infecção volta a atacar o corpo.

O estudo foi realizado por pesquisadores da UFS (Universidade Federal de Sergipe) em parceria com outras oito instituições. Além da análise da morte do farmacêutico, o artigo traz mais 32 relatos de reincidência da doença, cujo primeiro caso oficial no Brasil foi confirmado no Rio Grande do Norte, em outubro de 2020.

O paciente que morreu teve o primeiro teste do tipo RT-PCR positivo em maio de 2020. A infecção o atingiu de forma leve da primeira vez, não necessitando internação. Um mês depois, o homem voltou a apresentar sintomas, realizando um segundo teste PCR positivo. Dessa vez, porém, necessitou de internação, falecendo em 2 de julho.

(Texto: Mariana Moreira)Veja também: Fiocruz recebe mais 2 milhões de doses na próxima semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *